Olá, Buscadores de Autoconhecimento! Preparados para potencializar suas energias mês a mês e enaltecer suas habilidades no seu aniversário? Essa matéria é para você! Ela também foi divulgada na revista digital Universa Uol Astral. Uma mistura de história e ação para melhorar sua vida!
O calendário do ano como conhecemos hoje advém de uma modificação feita pelo Papa Gre-gório XIII, em Fevereiro de 1582. Entretanto, antes dessas mudanças que hoje conhecemos tínhamos o calendário Juliano, que foi modificado por Júlio Cezar. O Imperador romano instituiu o ano depois de 45 a.C. com 365 dias e seis horas, divididos em 12 meses. As seis horas que sobravam de cada ano seriam compensadas a cada quatro anos com a inclusão de mais um dia em fevereiro, os dias bissextos.
Entretanto, os nomes dos meses foram criados na Roma antiga, e tinha origem em festivais e homenagem aos deuses romanos. Toda essa homenagem, possui uma tradição e uma in-fluência em todo nosso inconsciente coletivo, o que determina tendencias e fortalece ener-gias que podemos utilizar a nosso favor. Uma das formas proveitosas está em utilizar a for-ça energética das cores, usadas desde a antiguidade, para potencializar ações e ajustar barreiras em nossas vidas. Cores que sintonizam com esses deuses e festivais.
A utilização das cores, tem se tornado mais popular e aceita, porque está sendo utilizada em outros campos científicos, não apenas no espectro luminoso, como na arquitetura e na nutrição. Historiadores afirmam que no Antigo Egito a cor – através dos raios solares – já era usada para o benefício do ser humano. Nos grandes templos de Karnak e Tebas, e na cidade de Heliópolis (cidade do Sol), foram descobertas salas coloridas, que sugeriam o uso de cor para proporcionar a saúde.
E como juntar esses conhecimentos para potencializarmos a energia das cores mensalmente? Usando em nosso corpo, decoração ou imaginando ao nosso redor, as cores mais potentes de cada mês, principalmente em ocasiões especiais, como reuniões de negócios, entrevistas, encontros etc. Vamos entender?
O Mês de Janeiro, é um mês criado para homenagear o principal deus romano, Janos, o deus da mudança (dos começos e dos fins), com duas faces, olhando em direções opostas. Protetor das entradas e saídas, ele inicia nosso calendário e tem a Cor Branca como forte aliado. O branco revela pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior, a sensação de proteção.
Fevereiro, Mês dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para purificar as faltas cometidas durante todo o ano, em seu festival Februália. Ligado a transmutação, a cor potencial desse mês é o Lilás/Violeta/Roxo. Todos transmitem a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. Traduzem o pensamento reflexivo e místico excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajudam a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. São todos aconselháveis para locais de meditação, pois trabalham como as cores da energia cósmica.
Março, está intimamente ligado ao deus da guerra Marte (Ares). Em Março, na antiguidade, escudos sagrados eram fixados, pelos sacerdotes em volta da cidade, em homenagem ao Deus, que tem uma energia de vigor e ação. As cores que vibram em intenção de equilíbrio para esse mês são o Verde e o Branco. O verde é uma ótima cor para usar em Março, porque cura as feridas emocionais que circulam esse período. Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. Indicada para todos os ambientes, mas sempre com moderação.
O mês de Abril, é oferecido a beleza, e com ele a homenagem a Afrodite (deusa Vênus Romana), a deusa do amor e das flores. No hemisfério norte é o período do desabrochar do feminino (Primavera). Nesse caso o verde claro, o azul claro e o marrom, são ótimos para promover a sensualidade, o equilíbrio, o contentamento e a proteção da deusa. O azul claro, ameniza os sentimentos, melhora a higiene e fortifica o entendimento, enquanto o Marrom, usado em acessórios ou em objetos de decoração, traz para o ambiente maturidade, consciência, responsabilidade, disciplina, uniformidade etc. Tudo ligado a solidez, o que equaliza a energia volúvel da deusa.
Maio, traz para os brasileiros uma energia materna, feminina e companheira muito poderosa. Flora ou Maia, é a deusa que toca os corações das pessoas para o crescimento e a sutileza, e vestir rosa nesse período é muito promissor, para sintonizar com essa energia ancestral. É a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso, e se relaciona com o símbolo do coração, que expressa empatia, companheirismo, delicadeza e afeição. Dentro de muitos estudos antigos, como a Numerologia, essa também é a cor da prosperidade segura, porque, equilibra a ação e encanta as negociações. Aproveitem!
Junho, veio para homenagear a deusa Juno, protetora das mulheres e da maternidade. Essa deusa auxilia na harmonia dos casamentos e no momento do parto . Inconscientemente a energia do mês nos solicita a usar o vermelho. O vermelho é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de autoestima. Aquece nossos corações e nos eleva ao próximo passo, pois o estímulo ao movimento para o próximo semestre.
Julho, foi um mês rebatizado por Júlio Cesar, para uma auto-homenagem, antes era chamado apenas de “o quinto mês – Quintilis”, porém sua energia expande a alegria e usar amarelo irá potencializar sua vontade de vencer. O amarelo transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É também uma cor que carrega grande energia de criatividade e autoestima.
Com o nome original de “Sextilis”, Agosto foi criado, para homenagear o imperador César Augusto, primeiro imperador romano. O dourado e o verde escuros prevalecem nessa energia, principalmente na decoração. O Dourado, é uma cor composta pela junção do amarelo, do magenta e do preto, por esse motivo ele eleva a capacidade de persuasão sobre os outros, desperta a sabedoria e a inteligência, além de remeter a fartura, opulência e prosperidade. Colocar objetos nessas cores no campo de visão ajudam a focar na elevação material e pessoal.
Os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, foram criados para organizar o tempo e respeitar as mudanças das estações. Considerando o sétimo, oitavo, nono e décimo mês do ano, antes das intervenções do calendário Gregoriano. Entretanto a energia das Luas Cheias desses meses vibram alto em nosso inconsciente e com isso suas cores também são importantes.
Em Setembro, a Lua Cheia da colheita, vibra o Marrom, Castanho, Amarelo e cores terrosas. Todas as cores que vibram a concretude e a utilização correta da sabedoria adquirida desde que o ano começou a brilhar. Com a entrada do Signo de Virgem, esse mês solicita organização e essas cores enviam estímulos claros de precisão e detalhismo. Aproveite para iniciar seus planejamentos para o próximo ciclo aqui e colocar suas habilidades em ação
Outubro, marca mais uma vez a intervenção de Afrodite em todo planeta. Trazendo a cor Rosa escuro para a aura planetária. Ele traz o revigorar através do recolhimento pessoal. Mês para refletir no hemisfério norte e para sorrir no hemisfério sul. Essa cor pode equilibrar as emoções e trazer o sentimento fraternal à tona.
Já o mês de Novembro, marca a entrada da Lua do Sacrifício, pois no hemisfério norte o frio já começa a chegar e os armazenamentos devem ser iniciados. O Azul e o Prata são cores que podem ajudar a todos nesse período. O azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho, é a primeira cor fria do espectro de luz, que em demasia pode deixar nos tristonhos. O Prata, atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor, além de associações com o Luar. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.
E para finalizar o mês de Dezembro, que tem o preto e o vermelho como suas cores de equilíbrio, pois ambas nos mostrar como podemos melhorar através da experiencia de ter percorrido o calendário. O Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância. Ele nos remete ao íntimo, ao inexplorado e a segurança de ser quem é, já o vermelho age como um motor de ação. Nesse mês essa cor promoverá a segurança pessoal e a luta pela sobrevivência, tanto afetiva quanto profissional. Entretanto, atenção: Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta.
Todas essas cores informam sensações, tendencias e cuidados que devemos ter diariamente. Se utilizarmos essas forças conscientemente, poderemos em momentos de dúvida, harmonizar a mente e executar as melhores escolas. Se em seu aniversário você escolher essas tendencias, certifique se de que você necessita dessas qualidades para evoluir. Todo estumo da cromoterapia + astrologia + estudos da psique podem complementar seu entendimento. Na dúvida procure um profissional e curta todo seu potencial!!!
Matéria Uol