DESCUBRA SEU PROPÓSITO DE VIDA!

Entrevista para a TV SCS Sobre Autoconhecimento e Saúde Mental

Olá,  Buscadores de Autoconhecimento, como vão? A seguir transcrevo  algumas perguntas feitas no dia 29.09.2022 em um programa digital sobre a relação da Terapia Holística e a Saúde mental, juntamente com o Quiropraxista Sergio Marques, e adiciono outras que achei interessante falar, feita pelos internautas durante o programa. Espero que gostem e aguardo seus pareceres. Abraços sinceros:

  1. Marcello, o que significa para você autoconhecimento e como ele se relaciona com a nossa Saúde Mental?

R: De acordo com vertentes da psicologia, O autoconhecimento, fala da nossa capacidade de ter consciência de nossos comportamentos e como eles interagem no coletivo. Saber discriminar, descrever nosso comportamentos e saber tudo o que está relacionado a ele é uma ferramenta potente de progresso.

   Quando nós compreendemos como nossas  ações interferem no seu sucesso e no coletivo, você abre uma trajetória mais saudável para sua mente encontrar seu equilíbrio.

  • Qual a melhor forma de atingir o autoconhecimento e sentir se bem com esse processo?

R: Em verdade existem várias técnicas que ajudam no autodescobrimento e todas elas se complementam. Cada um deve sentir o melhor momento para usar uma delas. E detalhe cada ferramenta de autoconhecimento desbrava uma faceta de nossa personalidade, portanto, a viagem é continua e isso deixa o processo mais saudável, porque é crescente.

E percebam que quando você diz que algo “não vai bem” na sua vida, ou você está passando por situações em que você se vê sem alternativas, ou simplesmente “não sabe o que fazer”, você já iniciou o processo do autoconhecimento.

  •  Marcello, a Terapia Holística é uma técnica que ajuda em na saúde mental? Como?

R: Como o próprio nome diz a terapia holística entende a pessoa como uma totalidade. Holos = todo.  Eu por exemplo estudei para avaliar a pessoa no aspecto, físico, emocional, mental e espiritual, tanto no ambiente pessoal como no empresarial.  Dessa forma, eu busco encontrar as causas das dores, enfermidades e limitações de cada indivíduo. Por isso ela é uma terapia complementar, porque necessita de outras vertentes para atuar, como a quiropraxia, a medicina alopática, PNL, psicologia e psicanálise etc. Essa visão ampla ajuda a identificar qual o ponto devemos começar a aprimorar e ressignificar. Sem essa visão tratamos apenas o sintoma

  • É possível o  autoconhecimento e a terapia holística ajudarem em nossa produtividade corporativa?

R: Temos que recordar que quem trabalha é um ser humano, que possui suas limitações, talentos, desejos e metas. Entretanto, muitos ainda não pararam para refletir em seus comportamentos e anseios. Portanto, acabam agindo em um automático, muitas vezes imposto por outras pessoas. Eu acho que você faz bem isso e fará somente isso para o resto da vida, por exemplo.  Esse fator gera frustação, estagnação, transtornos de personalidade e até afastamentos (físicos e espirituais). Ter profissionais/ terapeutas que avaliem essa pessoa como um todo ou se preocupe com esse desenvolvimento, ajudam a despertar alternativas de vida, fator que aumenta a vitalidade, a sensação de alegria e conscientização da utilização individualidade para si e para o coletivo.

  • Quais ferramentas você recomenda para iniciar um autoconhecimento?

R: Como comentei existem inúmeras ferramentas possíveis, e a pessoa precisa ficar confortável com elas, porém, como astrólogo, eu creio muito no Mapa Astral. Eu me formei em astrologia junguiana, moderna e psicanalítica, para ajudar profundamente o paciente/cliente no despertar de seus potenciais.  Descobrir suas tendencias tanto as positivas como as menos elaboradas, para que ele possa se compreender e agir sobre cada uma delas. Muitas vezes trabalho em conjunto ou encaminho essas pessoas para  psicólogos, consteladores, quiropatas/osteopatas, programadores neurolinguísticos, parceiros, ou contínuo no acompanhamento do desenvolvimento desse individuo com outras técnicas para que ele encontre seu equilíbrio pessoal.

  • Qual a função do Terapeuta Holístico nesse processo de autoconhecimento para saúde mental?

R: O Terapeuta facilita ou incentiva seus pacientes  a analisar sua individualidade e perceber mais adequadamente a individualidade do outro. Esse é um processo de despertar gerado em  cada pessoa, sobre  interrelação de cada uma dessas individualidades no cotidiano.

Um bom exemplo são as pessoas que deixam sua mesa extremamente organizada. Aos olhos gerais essa é uma qualidade tremenda, entretanto, se essa pessoa cria limitações aos colegas que compartilham seu espaço ou estão próximas a ela, esse comportamento pode gerar conflitos. Se esse fator for excessivo, ao invés de trazer admiração, pode gerar afastamento ou isolamento.

Nós terapeutas holísticos, nesse caso, deveremos proporcionar ao nosso paciente que ele repense se tal comportamento está lhe trazendo mais benefícios ou prejuízo, com a finalidade de mudar o comportamento que lhe traz sofrimento e ou sofrimento ao próximo. No caso de boas habilidades iremos incentivar o aprimoramento e a execução mais frequentemente desse talento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Ano Novo Astrológico 2024

Ano Novo Astrológico 2024

Olá, buscadores de autoconhecimento, essa matéria te mostrará o que o Ano Novo Astrológico de 2024 tem para nós. Nosso potencial de crescimentos, os desafios

Leia Mais »

MP CURSOS E TERAPIAS

Fale Comigo