Caros Buscadores de Autoconhecimento, espero que estejam bem! Não? Então esse post pode ser um grande remédio em sua vida! Já falei aqui em outra oportunidade sobre o Feng Shui (Veja o post: https://mpcursoseterapias.com.br/o-feng-shui-dos-signos/) , que é uma técnica milenar chinesa, (+ de 4 mil anos), que se destina em melhorar nosso bem-estar e qualidade de vida, harmonizando nossos lares e empresas com a energia de prosperidade. Feng Shui, é um termo composto por dois elementos o Vento e a Água, que são os elementos que fluem por todos os lugares na Terra. O sopro da vida e a essência de vida, e esses duas energias entram em nossa casa por um grande Portal: Nossa porta de entrada da casa e empresa, e vou fornecer grandes dicas para melhorar seu bem-estar!
Nossas Portas, representam o acesso para o bem-estar dos moradores, e elas fun-cionam como se fossem “recepcionistas” do lar, sobretudo as de entrada, responsá-veis pela quantidade e pela qualidade de energia que entra na casa. Nesse cenário, a cor com que elas são pintadas trazem uma carga extra de significado.
Para que as boas energias entrem em nossas casas é importante ter um acesso li-vre, acolhedor e magnético. E claro “O bom estado da porta importa bastante, as-sim como sua coloração, que pode ajudar na proteção ou no fluir da energia positi-va”. As cores são excelentes complementos para atingir bons fluidos e sentir a vida mais plena. Como cada tom tem um significado único, isso deve ser levado em con-sideração na hora da escolha da decoração do lar. Isso vale tanto para as residên-cias, quanto para o ambiente corporativo, viu? Por meio da cor selecionada, as ações psicoemocionais das pessoas que transitam por ali serão estimuladas, trazen-do calma e agindo no humor.
Lembro que para que todos esses benefícios ocorram, é importante que as portas sempre revelem e nunca escondam ou ocultem. Ou seja, o impacto ao abrir uma porta deve ser de uma surpresa acolhedora. Portanto, deve-se evitar grades, por exemplo, porque a sensação de aprisionamento pode instaurar em nosso inconscien-te. Caso isso seja necessário, a recomendação é adotar batentes pretos, pois a energia desse tom escuro protege o lar e chama boas vibrações para a carreira, que será sóbria, focada e próspera.
As Características das portas também contam e devem estar em ambientes que proporcionem harmonia estética. O hall de entrada, onde se encontra a porta, deve ser um lugar iluminado, sem bloqueios, limpo e convidativo — assim, os benefícios energéticos entram mais facilmente em nossos ambientes. Além disso, antes de definir qual é a melhor tonalidade para pintar a porta, vale destacar outras carac-terísticas que igualmente são importantes, como o tamanho e a composição da divi-sória.
O primeiro detalhe a se ter em mente é que a estrutura deve ser harmônica com a casa, pois essa simetria equilibra o emocional de todos que estão ali. Nesse caso, os conceitos de grande ou pequeno devem seguir a proporcionalidade do prédio. Outro aspecto importante é a visão que se tem através da porta. Ver a rua, por exemplo, traz uma energia de sucesso, sobretudo para quem trabalha em home office. Caso a vista não seja essa e exista a função de escritório em casa, algumas cores podem corrigir essa entrada energética. Por último, é importante ficar de olho na ilumina-ção, capaz de ajustar muitos pontos negativos e facilitar a entrada da prosperida-de no lar. Iluminar sempre é bom!!
Cores das portas e seus significados:
Vejo que muitas portas permanecem na cor da madeira ou metal. Não é uma má escolha, porém, colori-las, com certeza, aumenta o poder desse portal, criando efeitos adicionais, capazes de harmonizar seus moradores. A seguir, revelo o sig-nificado de cada cor em nossas portas:
Vermelho: essa cor atrai a sorte e o sucesso para dentro de casa, porque aumenta o magnetismo, a coragem, o vigor e a vontade de querer mais. Sua energia protetiva auxilia na retirada de maus agouros e cansaço — inclusive, quando alguém passa por ela, a energia de preguiça dessa pessoa tende a diminuir.
Preto: para o Feng Shui, o preto é a melhor escolha para a porta da frente, pois equilibra o emocional e fortifica a energia de trabalho e foco. Essa cor representa a Água, elemento que ajuda a crescer a semente e, portanto, traz estabilidade pa-ra quem mora neste imóvel.
Verde: símbolo da saúde, da vida e do dinheiro, a cor é usada em portas para atrair a cura e a sorte, uma vez que magnetiza a abundância, o crescimento, o equilíbrio e a fertilidade. É boa para divisórias na cozinha, mas não é recomendada para escritórios administrativos, já que causa mais letargia do que ação.
Amarelo: portas amarelas podem ser usadas em salas de aula e de reuniões ou em residências em que os moradores façam atividades intelectuais ou de trabalhos mentais. O tom simboliza a energia do Sol, o agir, a criatividade, a inspiração, o intelectual e as mudanças repentinas. Favorece escritórios, salões de beleza, lojas de vestuário e lares que necessitam de esclarecimento entre os habitantes.
Laranja: com portas alaranjadas, os moradores das casas tendem a ser corajosos e alegres. O laranja é usado para estimular a energia vital, a criatividade e alcançar justiça, podendo gerar aumento de apetite e facilidade para decisões rápidas. É ótimo para casa de indecisos, restaurantes e negócios mais dinâmicos.
Azul: a suave tonalidade aproxima as pessoas do espiritual, logo, é utilizada para atrair harmonia, luz, paz, saúde e bons sonhos. Ela ainda melhora a comunicação de quem vive ou frequenta o lugar, deixando-os mais tranquilos. Como é ótima cor limpadora de energia — quanto mais escura, mais profunda essa limpeza, diga-se –, pode ser utilizada em centros espiritualistas, templos, salas de recepção ou quartos de dormir. É melhor até do que pintar paredes nesse tom.
Marrom: essa é uma cor estratégica para portas, porque traz confiança a todos que passam por ela. Para ambientes corporativos, os tons mais claros transportam os frequentadores para o justo e simples. Já no lar, a confiabilidade dos moradores melhora e a procrastinação torna-se fraca. Importante: o uso do tom muito escuro pode trazer melancolia — ou seja, melhor evitar.
Cinza: é uma cor neutra que requer acessórios para se destacar e trazer boa energia. O acinzentado transforma as portas em portais de estabilidade, porém, não é um tom muito bom para divisórias, pois pode trazer a energia de passividade excessiva.
Cuidado extra: Evite que as Portas raspem o chão; para não emperrar o fluxo de vida e não causar riscos à saúde. Se a energia da porta da frente é positiva, toda a casa será beneficiada. Convencidos?